Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Obras garantem futura conexão de internet no Anglo

02-Slide-Ação_Fibra-Ótica-Original-FLAT

Na última sexta-feira (14), as pessoas que passaram ao longo do dia pela rua Gomes Carneiro – nas proximidades do prédio Anglo – tiveram a oportunidade de perceber a materialização inicial de um conjunto de ações que visam qualificar o acesso a internet em todos os campi da UFPel.

2014-02-14-13.54.16Durante todo o dia, técnicos especializados realizavam as obras de instalação da infraestrutura de fibra óptica necessária para a ativação da nova conexão de internet do campus Anglo, que ampliará a velocidade de acesso para 1Gbps e com ativação prevista para abril deste ano.

Essa nova conexão foi conquistada ao final do ano passado pela Coordenação de Tecnologia da Informação, através da candidatura da Universidade a integrar o Projeto Veredas Novas, iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que visa a melhoria da infraestrutura de comunicação das universidades localizadas no interior do Brasil, permitindo que as mesmas possam desenvolver suas atividades com mais qualidade. Também se beneficiará o campus Capão do Leão, para onde o projeto Veredas Novas prevê a contratação de circuito na velocidade mínima de 100 Mbps, e que receberá a infraestrutura necessária na sequência.

Ainda este ano está prevista a implantação de cerca de 46km de fibra óptica, via projeto RECOP (REDECOMep Pelotas), que integrará os demais campi a essa nova conexão, qualificando o acesso a Internet e os serviços de TI ofertados à comunidade universitária.

Publicado em 18/02/2014, nas categorias Destaque, Notícias, Redes.