Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Obras garantem futura conexão de internet no Anglo

02-Slide-Ação_Fibra-Ótica-Original-FLAT

 

Na última sexta-feira (14), as pessoas que passaram ao longo do dia pela rua Gomes Carneiro – nas proximidades do prédio Anglo – tiveram a oportunidade de perceber a materialização inicial de um conjunto de ações que visam qualificar o acesso a internet em todos os campi da UFPel.

2014-02-14-13.54.16Durante todo o dia, técnicos especializados realizavam as obras de instalação da infraestrutura de fibra óptica necessária para a ativação da nova conexão de internet do campus Anglo, que ampliará a velocidade de acesso para 1Gbps e com ativação prevista para abril deste ano.

Essa nova conexão foi conquistada ao final do ano passado pela Coordenação de Tecnologia da Informação, através da candidatura da Universidade a integrar o Projeto Veredas Novas, iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que visa a melhoria da infraestrutura de comunicação das universidades localizadas no interior do Brasil, permitindo que as mesmas possam desenvolver suas atividades com mais qualidade. Também se beneficiará o campus Capão do Leão, para onde o projeto Veredas Novas prevê a contratação de circuito na velocidade mínima de 100 Mbps, e que receberá a infraestrutura necessária na sequência.

Ainda este ano está prevista a implantação de cerca de 46km de fibra óptica, via projeto RECOP (REDECOMep Pelotas), que integrará os demais campi a essa nova conexão, qualificando o acesso a Internet e os serviços de TI ofertados à comunidade universitária.

Publicado em 18/02/2014, nas categorias Destaque, Notícias, Redes.