Apresentações CIC 2021 - Lingüística, Letras e Artes

ARTES / MÚSICA

APRESENTADOR(A)TÍTULOVÍDEO
ALINSON DA SILVA ALANIZTeste de Habilidades Específicas: Uma reflexão sobre a aplicação do THE nos âmbito dos cursos de Música Popular
Allan Gustavo da SilvaJUDITH BACCI: A mãe preta das artes
Amanda Paccanaro MarinoA autoria nas produções de fãs sob a cultura da convergência.
ANGÉLICA ROCHA DA VEIGAFEMINISMO: DA PRÁTICA À TEORIA ATRAVÉS DE ANGÉLICA FREITAS
Ângelis Heiderich MachadoEXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS COMO DISPARADORAS DE PROPOSTAS DE PESQUISA EM TCCs DO CURSO DE DANÇA DA UFPEL
Barbara Calixto dos SantosCASA SEM CORPO: REFLEXÕES SOBRE O CORPO E OS TERRENOS VAGOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA.
Beatriz de Castro BarrosaRepresentação e Identidade na maternidade japonesa através do filme Mães de Verdade de Naomi kawase
Bianca de Oliveira Lempek De-ZottiCARTOGRAFIA DA PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS LATINO-AMERICANO CONTEMPORÂNEO SOB A PERSPECTIVA DECOLONIAL
BRUNA KLEIN LUMMERTZNúcleo de Arte Impressa e o DNA da Gravura
BRUNO BLOIS NUNESOs bastidores de “Sobredosis de Alegría”: quando a vida te pede outra dose para seguir adiante
Christian Lucas TeixeiraO ESTADO ATUAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE INTERPOLADOR DE MATERIAIS MUSICAIS E SUA APLICAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DE DUAS PEÇAS PARA GUITARRA ELÉTRICA
Cláudia Lemes GiganteA ETAPA PRONUNCIAÇÃO, AFERIDA POR ABRAHAM FRAUNCE, COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO AO TRABALHO DO ATOR
Daniela Azeredo dos SantosDepois do dilúvio: uma análise da repercussão do reality show Big Brother Brasil 21
Davi Mendes da RessurreiçãoHOJE, A ARTE É ESTE COMUNICADO: O INTERCÂMBIO ARTÍSTICO VIRTUAL E A CARTA COMO POESIA-VISUAL
David do Amaral Cruz“NÃO É O QUE TU PEDE”: UM ESTUDO SOBRE A PALA E O BEAT DE NEGREEN E RIC DRUGS
Eduarda Garcia BentoO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PALHAÇO E SUAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO PANDÊMICO
Eduarda Rodrigues MoreiraA Arte e o Design como preservação da Memória Coletiva em tempos de pandemia.
EDUARDO MARTINS BEMFICAOBRAS AUTOTÉLICAS COLABORATIVAS NA INTERNET - O PROJETO SHREK RETOLD
Felipi dos Santos CorrêaPRIMEIROS RESULTADOS DO PROJETO FOLK COVID: DIAGNÓSTICO INTERNACIONAL SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 EM CONTEXTOS FOLCLÓRICOS
Fiona Maria Gando GuerraO USO DE FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL COMO FERRAMENTA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MULTIMORBIDADE: ESTUDO DE CASO
Francisco Franco BombazarSUCATA E BARULHO - A ESTÉTICA DO SOM EM ERA UMA VEZ BRASÍLIA (2017)
Gabriela Farias Muniz KacelnikasAUTORREPRESENTAÇÃO EM PÁGINA, DO TEXTO E DESENHO A CONSTRUÇÃO DE AUTORIAS FEMININAS: UM ESTUDO DE RAFAELA INÁCIO
Gustavo Ferreira de MedeirosSai da frente! Contextos da turnê artística de Garoto (Aníbal Augusto Sardinha) em Porto Alegre em 1935
Hellen armao correaMANIFESTAÇÕES DA GRAVURA EM PENEIRA NA HISTÓRIA ANTIGA: INVESTIGAÇÕES SOBRE A ORIGEM DA SERIGRAFIA
Igor Vinícius Soares AlmeidaJanelas como uma abertura para o real
Ítalo Franco CostaAPAGÃO: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIALIDADE NO CAMPO DAS ARTES VISUAIS A PARTIR DE OBJETOS COTIDIANOS
Janete Rodrigues da SilvaA LICENCIATURA EM DANÇA E O MUNDO DO TRABALHO
Jéferson Luís Dias da SilvaDuplos abstratos: reflexões iniciais sobre processos artísticos em gravura artesanal e digital
João Vitor da Costa ReisMAPEAMENTO DA DANÇA NO RIO GRANDE DO SUL: IDENTIFICAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA DANÇA E SEU PROTAGONISMO NA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO
João Vitor SoaresPODCAST FALANDO EM DRAMA: MEIOS DE DIFUSÃO DA PESQUISA EM DRAMATURGIA
José Pedro Minho MelloCINEMA COMO PERCEPÇÃO DE COMPORTAMENTOS SOCIAIS: ANÁLISE FÍLMICA DE INABITÁVEL (2020)
Júlia Garagorry GarciaAccumulation, uma Tarefa de Trisha Brown como disparador para uma composição em Dança.
Júlia Vargas Abreu"AZULEJO NÃO VEM DE AZUL": AUDIOVISUAL COMO MODELO DE DESIGN AUTORAL
KAROLINA DA ROSA MENDESArte na pandemia: como o teatro e outras artes ajudam em tempos de crise
Katiane leticia ferreira da silvaImagem da vulva como empoderamento feminino
KELVIN MARUM MACHADOZOOLÓGICO A CÉU ABERTO: ESTUDO DE CASO SOBRE UM INVENTIVO EXEMPLO DA DRAMATURIGIA CONTEMPORÂNEA
Lorena Goulart ZanettiUm estudo sobre a preparação do ator no cinema: as noções de Stanislávski na formação do Method Acting (EUA)
Luna Luiza Passuello Girão LinoA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA CONTRA-HEGEMÔNICA
Mayson Gonçalves BrumREFLEXÕES AUTO-ETNOGRÁFICAS INICIAS SOBRE O CARNAVAL EM ARROIO GRANDE
Milena de Castro VazLEITURAS DO DRAMA CONTEMPORÂNEO: A LEITURA DRAMÁTICA COMO DISPOSITIVO NO FOMENTO À FORMAÇÃO DE LEITORES
NILVO LOPES DA ROSA JUNIORResultados de Pesquisas desenvolvidas para dar suporte ao Curso de Formação Continuada: A Fotografia na Escola no contexto pandêmico
Patrícia Cristina Perote do Nascimento“ÁRIAS ANTIGAS ITALIANAS”: DA NOTAÇÃO BARROCA ÀS EDIÇÕES ATUAIS
Paulo Vitor Santos de FreitasInfâncias: o Núcleo da Canção UFPel como laboratório
Pedro Silveira KowalskiANDROGINISMO, DE KLEDIR RAMIL, HOJE: O QUEER NA CENA CONTEMPOR NEA EM ALMÉRIO E ¡VENGA, VENGA!
Pedro Yuri dos Anjos CorrêaSHREK RETOLD E AS DINÂMICAS DE OBRAS ARTÍSTICAS COLETIVAS NO CIBERESPAÇO
Rafael Evangelista de SousaSobre o Grotesco: antiguidade e atualidade
Rafaela Medeiros CoutoPELOTAS E BERLIM: REPRESENTAÇÕES DO GÊNERO FEMININO NA PUBLICIDADE E NA ARTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Rayssa de Oliveira FontouraREFLEXÕES SOBRE COMPOSIÇÃO EM VIDEODANÇA: BUSCA POR ELEMENTOS QUE POTENCIALIZAM O PROCESSO
Stela Soares KubiakiDA SUPERFÍCIE AO INTERIOR - VER E IMAGINAR COMO TRANSBORDAMENTOS AFETIVOS
Tainá Ferreira CardosoLoremaster: Ilustrações Digitais como Modelo De Design Autoral
Valéria Dutra DiasINFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS SOBRE A COMPOSITORA BRASILEIRA HELZA CAMÊU
VERONICA DE LIMACULTURA VISUAL: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS IMAGENS A PARTIR DO RELATO DOCENTE
Vicente Fantini de LimaDA MONTAGEM: AS MÚLTIPLAS AÇÕES DO ARTITAS E A REFLEXÃO NA POÉTICA
Vitória Alves NunesDESCONSTRUINDO CONCEITOS DA ARTE: RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - NÚCLEO ARTE/UFPEL
Vitória Hoff AmbosAutoria no design: Uma análise visual dos projetos das designers Ana Strumpf e Naia Ceschin
Wagner dos Santos SiccaArthur Maia em Palco: Uma reflexão sobre estratégias criativas
Wellington Aranha dos SantosRELATOS DA CORPORIFICAÇÃO DENTRO DAS TÉCNICAS DE DANÇA EM CONJUNTO A PRODUÇÃO DOS TCCS
WESLEY PADILHA BLANKEA sala de aula como instrumento para a ampliação do repertório artístico dos alunos e alunas
William Sidney Muniz FagundesOs Recitais do Violonista Espanhól Andrés Segovia em Pelotas e Porto Alegre: recepção crítica da performance e do repertório
Yarana Ester de Campos BorgesCOMPOSITORA E PIANISTA BABI DE OLIVEIRA: UM BREVE RELATO SOBRE SUA BIOGRAFIA E OBRA

LETRAS / LINGUÍSTICA

APRESENTADOR(A)TÍTULOVÍDEO
Aline Almeida DuvoisinLITERARIZAÇÃO DA ORALIDADE EM ROBERTO ARLT: TRADUZINDO “HALID MAJID EL ACHICHARRADO”
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOSVALORAÇÕES EM ENUNCIADOS CONTRA O ABORTO
Anderson Luís Brum de FreitasGOD IS CHANGE: ESCRAVIDÃO, MUDANÇA E RELIGIÃO EM A PARÁBOLA DO SEMEADOR, DE OCTAVIA BUTLER
Angel Alves HilianA SUBJETIVIDADE EM OBRAS TRADUZIDAS
Cristian da Rosa MasiA intercompreensão de línguas nos meios digitais
Emerson Oliveira CardosoVariação Linguística e Tradução: Um estudo da poesia de Paul Laurence Dunbar
Emili Alves de SouzaA ABORDAGEM INTERCOMPREENSIVA DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Helena Ferreira KuhnO ensino de línguas românicas através da intercompreensão.
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELIFORMAÇÃO DE CRENÇAS LINGUÍSTICAS: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E DIALETAIS NO CINEMA BRASILEIRO
Italo da SilvaAPRENDER A LER CORRETAMENTE: UMA TERAPIA PARA CRIANÇAS DISLÉXICAS OU COM DIFICULDADES EM LEITURA BASEADA EM MOVIMENTOS OCULARES
Jonatas Silva do NascimentoLíngua-discurso e tradução: uma análise de O Assassinato de um Dente-deLeão, de Alfred Döblin
Júlia Corrêa Mitidieri“CURB YOUR MAGNANIMITY, AND BE MORE OF AN ARTIST”: A CARTA DE KEATS PARA SHELLEY EM 16 DE AGOSTO DE 1820
Júlia Horii BernardinoA “EXPRESSÃO” NOS VÍDEOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS
Kathelen Dutra GoesLUBI PRATES E CRISTIANE MARE: VOZES FEMININAS NEGRAS NA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM BLOGS
Lara dos Santos Azevedo“ENQUANTO HOUVER UM EU E UM OUTRO”: UTOPIA E PONTO DE VISTA EM A MÃO ESQUERDA DA ESCURIDÃO
Lavínia Costa CésarO USO DE DICIONÁRIOS COMO ​ INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO A PARTIR DO SPREAD THE SING​
Letícia Garcia SilvaVALORAÇÕES DADAS À IDENTIDADE DE GÊNERO E A SEXO BIOLÓGICO EM COMENTÁRIOS ON-LINE: UMA PERSPECTIVA DA ADD
Lisandro Miritz VölzPOMERISCH WÖÖR LEESEN: A CONSTRUÇÃO DO LÉXICO ORTOGRÁFICO EM POMERANO
Lorenzo Steinhorst RichettiA grafia dos dígrafos consonantais em textos espontâneos: descrição e análise
Marcos Krüger LutzAPRENDER A LER CORRETAMENTE: UMA TERAPIA PARA CRIANÇAS DISLÉXICAS OU COM DIFICULDADE EM LEITURA BASEADA EM MOVIMENTOS OCULARES
Marina Dias dos SantosPERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA VISUAL: PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE AUDIODESCRITORES
Mario Augusto Lana NovaisVISLUMBRES DO FUNDO DO POÇO: UMA DISCUSSÃO SOBRE REPRESENTATIVIDADE E ESTÉTICA DE DIFERENTES MOVIMENTOS NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Nathalia Vitória ReinehrA grafia do glide [w] de ditongos fonéticos, fonológicos e morfológicos em textos de escrita infantil
Náthaly de Barros BorgesGÊNERO E RAÇA: A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM ANÚNCIOS DO SÉCULO XX E SÉCULO XXI
Pedro Henrique Alencar da SilvaO valor linguístico em Saussure: encontro entre língua e fala
Tainara Susara Fagundes Barcellos PintoA MEDIAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INF NCIA NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS DIGITAIS